O poder do açaí
- Guanabara Supermercados
- 1 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Poucas pessoas sabem, mas o açaí é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Atualmente produzidos em maior numero no Pará e no Amazonas, é considerado como uma iguaria exótica, afrodisíaca e consumida em diversos lugares do mundo.

Seus nutrientes são ricos em cálcio, vitaminas, minerais, potássio, fibras, entre outros e é capaz de melhorar o estilo de vida de muitas pessoas. Alguns problemas de saúde, como colesterol, vulnerabilidade no sistema imunológico e mau funcionamento do intestino podem ser amenizadoscom este alimento.
Açaí no combate a doenças
Para começar, falaremos de que maneira a fruta é eficaz no tratamento contra algumas doenças. Há estudos que comprovam que o consumo do açaí combate doenças cancerígenas, já que é muito rico em uma gordura especifica, o ácido oleico, bloqueando genes causadores da doença. Por deixar o cérebro sempre em ativa, protege contra alguns possíveis danos que podem até mesmo evoluir a um quadro de Alzheimer.
Dando continuidade aos inúmeros componentes benéficos à saúdeencontrados no açaí, falemos do bom funcionamento de um importante sistema no corpo humano: o sistema imunológico. As proteínas encontradas nesta fruta são capazes de fortalecê-lo já que uma das importantes funções das proteínas é de produzir anticorpos. Além de ser fonte de energias para atletas, apresenta bastante cálcio em sua composição, o que ajuda automaticamente no fortalecimento dos ossos.
E os benefícios trazidos com este consumo não param por aí. A partir depesquisas, percebeu-se o baixo número do mau colesterol, derivados do corante do açaí e da presença do ômega-6 e ômega-9 em sua composição, em pessoas que mantém um consumo regular do alimento.
Consequentemente, ajudam na melhora da pressão arterial, triglicerídeos e glicose. Devido ao alto número de fibras, o consumo desta fruta também ajuda bastante no melhor funcionamento do intestino. Porém, é preciso tomar cuidado porque o açaí é bastante calórico e seu consumo deve limitar-se a 300ml por dia.